Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Hemisfério

Espanha: 1 cidade que deves visitar, 1 prato típico que deves experimentar e 1 série que deves ver

02.07.20 | Hemisfério

Com as fronteiras a abrir e o turismo a regressar, dou-te 1 sugestão de uma cidade que deves visitar em Espanha com todos os monumentos que não podes perder e em que hotel deves ficar, 1 prato típico do nosso país vizinho e 1 série espanhola, para acompanhar a refeição.  

 

Viagem - Córdoba

Córdoba localiza-se em Espanha, na região da Andaluzia, no sul do país. É uma cidade com um forte legado Árabe, sendo que, na idade média foi invadida pelos muçulmanos. 

Dois dias é o ideal para visitar esta cidade. Preparem-se para andar muito a pé, a cidade é pequena, mas o centro histórico está cortado ao trânsito. E caso visitem Córdoba no verão, preparem-se para temperaturas muito altas.

Apresento-te 5 monumentos que tens mesmo de visitar quando fores a Córdoba e em que Hotel deves ficar:

 

- Mezquita-Catedral de Córdoba: é o monumento mais visitado da cidade, tendo sido declarada, em 1984, Património da Humanidade pela Unesco.

Foi mandado construir em 786, pelo emir omíado de Córdoba, Abderramão I, por cima dos restos de uma antiga basílica visigoda. Em 1236 passou a ser uma catedral Cristã, após a reconquista da cidade por Fernando III o Santo e os muçulmanos foram expulsos de Córdoba. A Mesquita-Catedral de Córdoba é, então, uma mistura entre a cultura muçulmana e cristã.  

Picture1.png1.png

 

 

Picture1.png2.png

 

 

 

 

 

 

                                 Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

 

- Alcazar de Los Reyes Cristianos: Depois da reconquista de Córdoba, Afonso XI, em 1329, ordenou a construção do atual Alcazar, por cima de um antigo Alcazar da época muçulmana. Já foi uma fortaleza romana, casa dos reis Cristianos, alojamento das tropas de Napoleão Bonaparte, prisão na época da inquisição e foi, ainda, neste Alcazar que Cristóvão Colombo pediu ajuda aos reis para explorar a nova rota do caminho marítimo para a Índia.

Picture1.png3.png

Fonte: monumentosdecordo

Picture1.png4.png

Fonte: tudosobrecordoba

 

- Judería: É o bairro judeu. Na qual os judeus viveram entre os séculos 10 e 15. É um labirinto com ruas estreitas, com casas brancas, decoradas com flores e vasos coloridos, cheias de restaurantes e ateliês.

Picture1.png5.png

Fonte: tudosobrecordoba

Picture1.png6.png

Fonte: tudosobrecordoba

 

- Pátios: Como já referi, o tempo em Córdoba é bastante quente e seco. Desde o tempo das civilizações romanas que a população tenta criar uma arquitetura que permita diminuir este calor. Os edifícios foram então construídos à volta de pátios, que pela vegetação com que são decoradas, permitem diminuir a sensação de calor.

Em maio existe a Festa dos Pátios, que é Património Imaterial da Unesco desde 2012, onde é elegido o pátio mais bonito da cidade.  

Picture1.png7.png

Picture1.png8.png

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Pinterest                                                                                                      Fonte: Pinterest

 

- Ponte Romana: Foi construída pelos romanos no século I a.c. Atravessa o rio Guadalquivir e durante 20 séculos foi a única ponte da cidade. Em 2014, escolheram-na como cenário de algumas cenas da série Game of Thrones.

Picture1.png9.png

Fonte: Pinterest

 

- Onde Ficar: O Hotel Eurostars Maimonides têm uma localização excelente, encontra-se no Bairro Judeu, a 5 minutos da Ponte Romana e em frente à célebre Mesquita-Catedral de Córdoba. Apresenta um pátio tradicional lindíssimo, onde os hóspedes podem fazer as suas refeições tradicionais andaluzas, servidas pelo restaurante do Hotel.

 

Prato Tradicional - Salmorejo Cordobés

Salmorejo é um prato tradicional de Córdoba. Trata-se de uma sopa fria de tomate e pão, normalmente acompanhada de ovo cozido e presunto. Um prato perfeito para  um dia quente de verão. 

                                                                  Ingredientes:                                                                

- 1 kg de tomates maduros

- 150 gramas de pão

- 100 ml de azeite

- Uma pitada de sal e vinagre

- 1 dente de alho

- 1 ovo cozido

- presunto  

Como fazer:

  • Colocar os tomates, cortados e sem casca, num liquidificador. Acrescentar o dente de alho. triturar tudo. Quando o creme estiver homogêneo, juntar o sal e voltar a triturar.
  • Acrescentar o pão. Deixar o pão mergulhado no creme cerca de 2 minutos para o ajudar a amolecer.
  • Triturar novamente até o creme ficar homogêneo. De seguida juntar o azeite e mexer o creme.
  • Por fim, servir a sopa e decorá-la com o ovo cozido e o presunto, cortados em pedacinhos.

Picture1.png16.png

Fonte: Pinterest

 

Série -  As Telefonistas

Para acompanhar a refeição de Salmorejo recomendo que vejam a série As Telefonistas.

Na versão original “Las Chicas del Cable”, é uma produção da Netflix. Passa-se em Espanha, na década de 20 e gira em torno de 4 mulheres com personalidades muito distintas, que acabam por se conhecer quando começam a trabalhar numa grande companhia telefónica, em Madrid. Lídia, a personagem principal, e as suas amigas passam por inúmeros problemas e variadíssimas aventuras, enquanto lutam pela causa feminista. Esta série conta já com 5 temporadas, sendo que, a 5ª e última temporada foi dividida em duas partes. A segunda parte tem data de estreia para dia 3 de julho.

Picture1.png17.png

Fonte: Pinterest

Por Matilde Sousa

 

 

 

 

 

2 comentários

  • Ups, a anónima sou eu.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.