Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Hemisfério

Como se manter ativo durante a Quarentena

30.04.20 | Hemisfério

“Nesta altura em que o panorama nacional não é o mais favorável, temos tendência à inatividade física, uma vez confinados em casa, como também à maior ingestão calórica diária”.

O Bruno Falcão e a Inês Afonso, fundadores da Body Lab – Personal Training vêm ajudar-te a ganhares motivação para te manteres ativo e saudável durante a quarentena.

 

65E385A9-F945-4AF5-AAAC-873F732E98C8.JPG

 

1 - O que é que as pessoas podem fazer para se manterem ativas e saudáveis durante a quarentena?

 Aquando uma vida laboral normal, o nosso corpo tem um índice metabólico basal de calorias gastas diariamente, sendo que com o trabalho e as atividades físicas diárias, as várias tarefas domésticas e por aí adiante fazem uma soma de gasto calórico razoável, mesmo sem adicionar a prática de desporto.
Tudo se inverteu, e agora estamos todos confinados aos metros quadrados das nossas habitações, pelo que, naturalmente, o gasto calórico será inferior. Adicionando a isso, temos o fator emocional e psicológico, o stress e ansiedade naturalmente abraçados por muitos de nós nesta fase, e sabendo que a alimentação é um refúgio emocional, sabemos também que o aporte calórico em confinamento está, pelo contrário, neste caso, aumentado.

Tendo em conta estes dois fatores, temos de arranjar soluções que contrariem a inércia. Por isso, é bom definir regras, devem estabelecer um máximo de tempo que podem estar no sofá, andar muito pela casa, aproveitar para dedicar tempo a arrumações e atividades que não conseguiam fazer antes, fazer treinos on-line com profissionais de confiança e que já conheçam as vossas limitações, a par de objetivos.
Em relação à alimentação, devem comprar apenas o necessário e não ter na despensa alimentos que sabem que despertarão interesse em fases de maior ansiedade.


2 - Como personal trainer, consegues sugerir alguns exercícios (um pequeno plano de treino) que se possa fazer em casa?

Não somos apologistas de treinos generalistas, os treinos devem ser sempre o mais individualizados possível. Cada pessoa é uma pessoa, cada um tem as suas limitações, técnicas, posturas e objetivos muito diferentes.
Ainda assim, deixamos um treino simples e curto, para fazerem em casa, que engloba os grandes grupos musculares.

5 rondas de :
- 60 segundos de air squat
- 60 segundos de skaters
- 60 segundos de prancha
- 60 segundos de sit-up


3 - Existem muitas páginas nas redes sociais a publicarem treinos para fazer em casa, como é que conseguimos distinguir quais é que são adequados e quais é que não são?

A internet tem os seus pontos positivos e negativos. É um meio grátis de lançamento de conteúdos, mas não há qualificação desses conteúdos. Um cidadão comum não consegue distinguir um treino adequado para si de um não adequado.
Também existe o grande problema atual, “ o número de seguidores dá estatuto”, ou seja, um/uma influencer tendo muitos seguidores transmite o seu treino e todos o repetem, sem qualquer qualificação profissional na área, com movimentos errados e, lá está, sem qualquer individualização.
O que sugerimos é que falem com um profissional bastante qualificado e que vos possa ajudar na prescrição de um plano de treino adequado às vossas necessidades.
Estamos a dar treinos na RTP Play que neste caso visam muito o enquadramento postural e técnico dos exercícios, para que, já que estão em casa, sem correção presencial, possam ouvir e visualizar a postura correta.

https://www.rtp.pt/play/pesquisa?q=fit+em+casa

Por Matilde Sousa