A tradição da árvore de Natal - a origem
A origem da tradição da árvore de Natal leva-nos até ao século XVI. Começou na região da atual Alemanha e rapidamente se propagou por vários países. As árvores eram inicialmente decoradas com velas. Pensa-se que a tradição das velas tenha sido uma ideia de Martinho Lutero, após este ter visto uma árvore coberta de neve. Martinho tentou recriar a imagem, ao decorar uma árvore com velas no interior da sua casa.
Rainha Vitória com o príncipe Alberto e os filhos, 1846
Mais tarde, no século XIX a rainha Vitória foi fotografada com os filhos perto de uma árvore de Natal. O povo decidiu imitar a rainha. Um pouco por todo o país e posteriormente por toda a Europa, a árvore de Natal tornou-se numa tradição. Este acontecimento deve-se ao facto de o príncipe Alberto, marido da rainha Vitória ser alemão.
Nos Estados Unidos, a tradição começou com a chegada de colonos alemães à Pensilvânia.
Rainha D. Maria II com o marido e filhos
Em Portugal, acredita-se que a tradição tenha começado com o marido da rainha D. Maria II, Fernando Augusto de Saxe-Coburg-Gotha. Com a vinda da Alemanha para Portugal, trouxe as tradições consigo. A árvore era colocada numa sala privada da família real e posteriormente decorada com laços, velas e bolas de vidro transparente.
Atualmente, há imensas opções quando falamos de árvores de natal. Pinheiro verdadeiro ou artificial; árvores totalmente brancas ou verdes com neve falsa nos ramos; árvores com luzes incorporadas ...
Porquê um pinheiro?
O pinheiro é uma das poupas árvores que não perde a folha durante o inverno. Por isso, a árvore tornou-se num símbolo de vida e daí ser utilizada na celebração do Natal.
Deixamos-te algumas inspirações para montares a tua árvore de Natal!
Árvore em tons rosa e branco
Árvore com ramos a imitar neve e decorada em tons de vermelho e dourado
Árvore com decorações em vermelho
Árvore de madeira e neve artificial com prateleiras decoradas
Árvore criada a partir de uma fita na parede e luzes
Por Catarina Silva